MATERIOTECA DO INSTITUTO DE ARTES E DESIGN: ESTRATÉGIAS PARA ESTRUTURAÇÃO DO ACERVO E PLANEJAMENTO PARA O USO ACADÊMICO E MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • André Mol
  • Silvia Resende Xavier
  • Danielle Carvalho Stutz

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v6i1.2146

Palavras-chave:

materioteca; seleção de materiais; ensino de design; catalogação.

Resumo

Este trabalho aborda aspectos que definem a criação de materiotecas e apresenta o processo de implementação de uma materioteca acadêmica do Instituto de Artes e Design na Universidade Federal de Juiz de Fora. A metodologia contempla uma etapa de revisão de literatura acerca da estruturação e do funcionamento de materiotecas e da relevância desses acervos no ensino e na prática de design; uma etapa de relato de caso, com apresentação do processo de criação da materioteca acadêmica; e etapas de análise e síntese dos resultados. A discussão dos resultados evidencia a efetividade das diretrizes definidas para a catalogação, a qual organiza e diferencia as amostras, além de possibilitar a ampliação e a diversificação do acervo. Finalmente, entende-se que o acesso à materioteca pode contribuir para a formação acadêmica de forma flexível, experimental e intuitiva, considerando o uso didático e a possibilidade de contato sensorial com os materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-15

Como Citar

ANDRÉ MOL; SILVIA RESENDE XAVIER; DANIELLE CARVALHO STUTZ. MATERIOTECA DO INSTITUTO DE ARTES E DESIGN: ESTRATÉGIAS PARA ESTRUTURAÇÃO DO ACERVO E PLANEJAMENTO PARA O USO ACADÊMICO E MULTIDISCIPLINAR. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 6, n. 1, p. 5–16, 2023. DOI: 10.21726/pl.v6i1.2146. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2146. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos