MATERIOTECA DO INSTITUTO DE ARTES E DESIGN: ESTRATÉGIAS PARA ESTRUTURAÇÃO DO ACERVO E PLANEJAMENTO PARA O USO ACADÊMICO E MULTIDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v6i1.2146Palavras-chave:
materioteca; seleção de materiais; ensino de design; catalogação.Resumo
Este trabalho aborda aspectos que definem a criação de materiotecas e apresenta o processo de implementação de uma materioteca acadêmica do Instituto de Artes e Design na Universidade Federal de Juiz de Fora. A metodologia contempla uma etapa de revisão de literatura acerca da estruturação e do funcionamento de materiotecas e da relevância desses acervos no ensino e na prática de design; uma etapa de relato de caso, com apresentação do processo de criação da materioteca acadêmica; e etapas de análise e síntese dos resultados. A discussão dos resultados evidencia a efetividade das diretrizes definidas para a catalogação, a qual organiza e diferencia as amostras, além de possibilitar a ampliação e a diversificação do acervo. Finalmente, entende-se que o acesso à materioteca pode contribuir para a formação acadêmica de forma flexível, experimental e intuitiva, considerando o uso didático e a possibilidade de contato sensorial com os materiais.
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