REFLEXÕES SOBRE DESIGN PARA O COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL: USO DA FIBRA DE BANANEIRA (MUSA SP) COMO RESÍDUO AGRÍCOLA RENOVÁVEL

Autores

  • Mariany Costa Carvalho
  • Denilson Moreira Santos
  • Rosemary do Bom Conselho Sales

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v5i1.1929

Palavras-chave:

design; fibra de bananeira; sustentabilidade.

Resumo

O design de produto encontra-se diante dos desafios contemporâneos relacionados à oferta de matéria-prima e aos aspectos sociais, culturais e econômicos que norteiam o consumo e as relações entre o ser humano e o ecossistema. Nesse contexto, destaca-se o uso de materiais naturais, em especial a fibra de bananeira, para desenvolver produtos alinhados à sustentabilidade. Este estudo, de caráter qualitativo, teve o intuito de conhecer a origem do resíduo da bananeira e suas possíveis aplicações em produtos. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica por meio de um levantamento de trabalhos na temática do design, com foco no comportamento sustentável e aplicação em produtos. Observou-se, nos estudos, que o material contribui para o aperfeiçoamento de propriedades mecânicas de certos polímeros, formando compósitos com potencial de aplicação em diversos setores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

MARIANY COSTA CARVALHO; DENILSON MOREIRA SANTOS; ROSEMARY DO BOM CONSELHO SALES. REFLEXÕES SOBRE DESIGN PARA O COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL: USO DA FIBRA DE BANANEIRA (MUSA SP) COMO RESÍDUO AGRÍCOLA RENOVÁVEL. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 5, n. 1, p. 55–64, 2022. DOI: 10.21726/pl.v5i1.1929. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/1929. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos