DESENVOLVIMENTO E CRIAÇÃO DAS PERSONAGENS DO JOGO ROUTE RAIDERS E IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DOS USUÁRIOS NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v4i1.1363Palavras-chave:
criação das personagens; Route Raiders; pandemia.Resumo
Este artigo relata a criação e o desenvolvimento de
personagens do jogo Route Raiders, além de identificar o perfil dos
usuários no cenário pós-pandêmico. O jogo Route Raiders tem como
propósito ressaltar a história local de cidades mediante pontos turísticos
por meio de rotas gamificadas. Por causa da pandemia do coronavírus,
ocorreram algumas mudanças nos locais públicos, transformando a
forma como os sujeitos se relacionam, gerando medos e inseguranças.
Utilizaram-se como instrumento para a criação das personagens fichas
com critérios específicos, além do método de pesquisa bibliográfica
para a fundamentação do estudo contendo a teoria dos cinco grandes
fatores de Gordon Allport e transtornos da personalidade da quinta
edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.
Foram elaboradas 165 personagens, sendo 15 para cada localidade:
Joinville, Balneário Camboriú, Araquari, Itapoá, Vila da Glória, São
Francisco do Sul, Campo Alegre, Florianópolis, Balneário Barra do Sul
e Garuva, em Santa Catarina, e no Paraná a cidade de Curitiba. O
turismo foi envolvido, levando-se em conta o contexto da pandemia
da Covid-19, os impactos psicológicos sofridos pelo usuário durante
a pandemia e uma hipótese do cenário pós-pandêmico. Com isso,
espera-se agregar conhecimento acerca da identificação do perfil do
usuário no pós-pandemia, bem como contribuir com a sensibilização
para o patrimônio cultural de diferentes cidades por meio da criação
de personagens.