Avaliação do conhecimento de professores de ensino fundamental e educação infantil sobre avulsões dentárias

Autores

  • Cristiano Santana Bentes Junior
  • Felipe Corazza Goularte
  • Ana Cristina Allegretti
  • Ana Paula Ribeiro Braosi

DOI:

https://doi.org/10.21726/rsbo.v21i2.2532

Palavras-chave:

avulsão dentária; educação infantil; professores escolares; conhecimento.

Resumo

A avulsão dentária é entendida como o deslocamento total do dente para fora do alvéolo dentário, sendo bastante frequente em crianças em idade escolar. Objetivo: Investigar o nível de conhecimento de professores(as) de ensino fundamental e educação infantil sobre possíveis casos de avulsão dentária de dentes permanentes em ambiente escolar. Material e métodos: A coleta de dados foi realizada com uma amostra de conveniência de 57 professores com base em um questionário contendo perguntas sobre trauma dentário e as atitudes que os profissionais de educação tomariam em um caso de avulsão. Os dados foram analisados por tabelas e gráficos desenvolvidos com recursos do Microsoft Office. Resultados: Os questionários foram respondidos por 57 professores. 28% dos entrevistados disseram já ter presenciado algum tipo de trauma dentário envolvendo avulsão ou não, 60% ainda não tinham presenciado e 12% não se lembravam. A gaze, um material não úmido, foi a escolha de 53,1% dos entrevistados para transportar o dente ao dentista na impossibilidade de realizar o reimplante imediato, enquanto outros meios como soro fisiológico (20,3%) e leite (21,9%) tiveram menor percentual de resposta. Dos 57 professores, 55 nunca receberam treinamento ou instrução sobre primeiros socorros relacionados a trauma dentário. Conclusão: O conhecimento dos profissionais sobre avulsão dentária é baixo. A educação em saúde se faz necessária para a melhora das condutas de emergência ainda no local do trauma.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Cristiano Santana Bentes Junior, Felipe Corazza Goularte, Ana Cristina Allegretti, & Ana Paula Ribeiro Braosi. (2024). Avaliação do conhecimento de professores de ensino fundamental e educação infantil sobre avulsões dentárias. Revista Sul-Brasileira De Odontologia, 21(2), 397–404. https://doi.org/10.21726/rsbo.v21i2.2532

Edição

Seção

Artigos Originais de Pesquisa