Aplicação da laserterapia na Odontologia: uma percepção docente

Autores

  • Karla Carolinne Albuquerque Macambira
  • Natália Ferreira Felix
  • João Dimitri Rodrigues Pereira
  • Andreia Cristina Bastos Ramos
  • Sérgio Luís da Silva Pereira

DOI:

https://doi.org/10.21726/rsbo.v21i2.2525

Palavras-chave:

laserterapia; Odontologia; instituição de ensino.

Resumo

Com a evolução da Odontologia, métodos menos agressivos foram incorporados, a fim de minimizar a dor e o desconforto dos procedimentos odontológicos. O laser apresenta[1]se como um método inovador em Odontologia com finalidade terapêutica e preventiva. Objetivo: Verificar o conhecimento sobre laserterapia de professores de Odontologia e como ela é abordada em suas respectivas especialidades. Material e métodos: A pesquisa caracteriza-se por um estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa, e foi realizada com um universo amostral de 60 professores de Odontologia. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário semiestruturado, adaptado às necessidades deste estudo. As respostas coletadas nas entrevistas, com o auxílio do formulário, foram tabuladas em planilha do Microsoft Excel®, formando um banco de dados. Resultados: 82,4% dos professores ainda não utilizam o laser. Dos que o utilizam, este foi visto como um dos tratamentos eficazes com finalidade analgésica (77%) e anti[1]inflamatória e cicatrizante (88,9%), sendo o laser de baixa potência o de escolha em seus consultórios. Conclusão: O pouco uso do laser pelos docentes pode refletir na dificuldade de sua inserção no ensino dos cursos de graduação em Odontologia.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Karla Carolinne Albuquerque Macambira, Natália Ferreira Felix, João Dimitri Rodrigues Pereira, Andreia Cristina Bastos Ramos, & Sérgio Luís da Silva Pereira. (2024). Aplicação da laserterapia na Odontologia: uma percepção docente. Revista Sul-Brasileira De Odontologia, 21(2), 343–7. https://doi.org/10.21726/rsbo.v21i2.2525

Edição

Seção

Artigos Originais de Pesquisa