A influência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na formação acadêmica

Autores

  • Gabriella Regina Duarte
  • Luana Naiz
  • Denise Vizzotto
  • Célia Maria Condeixa de França Lopes
  • Helena Maria Antunes Paiano

DOI:

https://doi.org/10.21726/rsbo.v19i1.1762

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde; capacitação profissional; educação em saúde.

Resumo

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi instituído pela Portaria Interministerial MS/MEC n.º 1.802/08 e atua como um agente incentivador para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades de saúde do país. Objetivo: Avaliar a influência do PET-Saúde na formação dos acadêmicos da Universidade da Região de Joinville (Univille). Material e métodos: A coleta de dados foi realizada por meio do preenchimento de um questionário de questões fechadas. A amostra foi composta por 60 acadêmicos, bolsistas e voluntários dos cursos da área da saúde da Univille que atuaram no projeto PET-Saúde (desenvolvido em uma parceria entre a Univille e a Secretaria de Saúde do município de Joinville) nos anos de 2016 a 2019. Resultados: Para 93% dos acadêmicos, o PET-Saúde contribuiu para sua formação profissional de acordo com as necessidades do SUS e possibilitou vivências das estruturas dos serviços públicos de saúde, intensificando na formação acadêmica a abordagem integral do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Conclusão: O projeto PET-Saúde possibilitou a oportunidade de formação acadêmico-profissional na linha da integralidade da atenção e do cuidado em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-06

Como Citar

Gabriella Regina Duarte, Luana Naiz, Denise Vizzotto, Célia Maria Condeixa de França Lopes, & Helena Maria Antunes Paiano. (2022). A influência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na formação acadêmica. Revista Sul-Brasileira De Odontologia, 19(1), 82–07. https://doi.org/10.21726/rsbo.v19i1.1762

Edição

Seção

Artigos Originais de Pesquisa