Educação em saúde bucal: análise do conhecimento dos professores do ensino fundamental de um município da região do Vale do Itapocu (SC)

Autores

  • Josymeire VASEL
  • Elisabete Rabaldo BOTTAN
  • Luciane CAMPOS

DOI:

https://doi.org/10.21726/rsbo.v5i2.1269

Palavras-chave:

promoção em saúde; planejamento em saúde; recursos humanos em saúde.

Resumo

Introdução: A escola tem sido considerada um local adequado para o
desenvolvimento de programas de saúde. A possibilidade de implantar
ações dessa natureza foi o fator propulsor desta pesquisa. Objetivo:
Buscou-se avaliar conhecimentos e atitudes de professores do ensino
fundamental de um município de Santa Catarina sobre saúde e higiene
oral. A investigação constou de um estudo descritivo, do tipo transversal,
mediante levantamento de dados por meio de um questionário. A
população-alvo foram 115 professores de 1.ª a 5.ª série, da qual foi
constituída uma amostra não probabilística (n=74), representando
64,34% da população-alvo. Para determinar o nível de conhecimento foi criada uma categorização específica, classificando-o em bom, regular
e insatisfatório. Resultados: Os pesquisados têm dificuldade de acesso
a informações, conteúdos e materiais relativos à saúde bucal, pois esses
temas geralmente não são discutidos nos cursos de atualização. A
maioria não possui conhecimentos específicos suficientes para realizar
um trabalho de educação em saúde bucal com seus alunos, pois apenas
8% se classificaram como portadores de bom nível de conhecimento.
Conclusão: É necessário fornecer subsídios teórico-práticos a esses
educadores para que possam tratar de tais conteúdos de forma
adequada. Para tanto, é preciso estimular a adoção de novas estratégias
e a formação continuada, mediante um trabalho multiprofissional que
envolva a participação ativa dos cirurgiões-dentistas e dos professores
do ensino fundamental.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

Josymeire VASEL, Elisabete Rabaldo BOTTAN, & Luciane CAMPOS. (2009). Educação em saúde bucal: análise do conhecimento dos professores do ensino fundamental de um município da região do Vale do Itapocu (SC). Revista Sul-Brasileira De Odontologia, 5(2), 12–8. https://doi.org/10.21726/rsbo.v5i2.1269