O relato das mães quando do início escolar de seus filhos portadores de má–formação labiopalatal

Autores

  • Luiz Carlos Machado MIGUEL
  • Arno LOCKS
  • Marta Lenise do PRADO

DOI:

https://doi.org/10.21726/rsbo.v6i2.1209

Palavras-chave:

pesquisa qualitativa; preconceito; máformação labiopalatal.

Resumo

Introdução e objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar, com base
na opinião das mães, o relato do início escolar da criança portadora
de má-formação labiopalatal (CL/P). Material e métodos: Efetuou-se
pesquisa qualitativa, com entrevistas não estruturadas, fundamentada
na análise de conteúdo proposta por Bardin (1979). A pesquisa foi
conduzida na cidade de Joinville (SC, Brasil), no Núcleo de Pesquisa
e Reabilitação de Lesões Labiopalatais (NPRLLP). Participaram do
estudo sete mães que possuíam filhos portadores de CL/P atendidos
no NPRLLP. Resultados: A criança portadora de CL/P possui um
defeito físico congênito que repercute na estigmatização, por causa
da idolatria da perfeição e da beleza física imposta pela sociedade.
O momento de início escolar traz uma ampliação considerável da
exposição ao meio social, gerando consequências no tratamento executado.

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Publicado

2010-06-30

Como Citar

Luiz Carlos Machado MIGUEL, Arno LOCKS, & Marta Lenise do PRADO. (2010). O relato das mães quando do início escolar de seus filhos portadores de má–formação labiopalatal. Revista Sul-Brasileira De Odontologia, 6(2), 155–61. https://doi.org/10.21726/rsbo.v6i2.1209