O relato das mães quando do início escolar de seus filhos portadores de má–formação labiopalatal
DOI:
https://doi.org/10.21726/rsbo.v6i2.1209Palavras-chave:
pesquisa qualitativa; preconceito; máformação labiopalatal.Resumo
Introdução e objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar, com base
na opinião das mães, o relato do início escolar da criança portadora
de má-formação labiopalatal (CL/P). Material e métodos: Efetuou-se
pesquisa qualitativa, com entrevistas não estruturadas, fundamentada
na análise de conteúdo proposta por Bardin (1979). A pesquisa foi
conduzida na cidade de Joinville (SC, Brasil), no Núcleo de Pesquisa
e Reabilitação de Lesões Labiopalatais (NPRLLP). Participaram do
estudo sete mães que possuíam filhos portadores de CL/P atendidos
no NPRLLP. Resultados: A criança portadora de CL/P possui um
defeito físico congênito que repercute na estigmatização, por causa
da idolatria da perfeição e da beleza física imposta pela sociedade.
O momento de início escolar traz uma ampliação considerável da
exposição ao meio social, gerando consequências no tratamento executado.