Agentes mirins de saúde: uma estratégia para formar multiplicadores de conhecimento

Autores

  • Rubens Nazareno GARCIA
  • Elisabeth Barth ALMEIDA
  • Elisa Gugelmin DISTÉFANO
  • Elisa FARENZENA
  • Rafaela MENEGOL
  • Denise MENEGAT
  • Malú MAURICIO
  • Alice Cesário PEREIRA
  • Bruna Larissa DEGOBI

DOI:

https://doi.org/10.21726/rsbo.v6i1.1185

Palavras-chave:

educação em saúde; agentes mirins de saúde; interdisciplinaridade.

Resumo

Introdução e objetivos: Além de atores, as crianças podem participar
ativamente no processo de educação em saúde. Os objetivos deste
projeto foram ensinar educação em saúde para algumas crianças
assistidas pela Combemi/Unidade São Judas (Itajaí/SC) e avaliar se a
estratégia de formação dos agentes mirins de saúde foi efetiva para
que estes pudessem se tornar multiplicadores de conhecimento. Material e métodos: Foram selecionadas sete crianças de 7 anos de
idade, nomeadas agentes mirins de saúde, que inicialmente fizeram
uma avaliação oral composta por seis questões (duas de cada área –
Fonoaudiologia, Nutrição e Odontologia). Durante o período
subsequente de oito meses, os agentes mirins receberam treinamento
sobre educação em saúde e no final desse período fizeram uma
avaliação escrita com cinco questões de cada área. Resultados e
conclusão: A análise das avaliações realizadas no início e no término
do projeto comprova que a adoção da estratégia de formação dos
agentes mirins de saúde parece ser um método eficiente, na medida
em que as crianças colocam em prática o que aprendem, tornando-se
multiplicadoras de conhecimento. Os registros efetuados podem
ter aplicação direta na avaliação e reorientação do programa, assim
como individualmente no modelo liberal das áreas profissionais
envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-30

Como Citar

Rubens Nazareno GARCIA, Elisabeth Barth ALMEIDA, Elisa Gugelmin DISTÉFANO, Elisa FARENZENA, Rafaela MENEGOL, Denise MENEGAT, … Bruna Larissa DEGOBI. (2010). Agentes mirins de saúde: uma estratégia para formar multiplicadores de conhecimento. Revista Sul-Brasileira De Odontologia, 6(1), 13–9. https://doi.org/10.21726/rsbo.v6i1.1185