Grupos focais: uma estratégia para a pesquisa em saúde

Autores

  • Maria da Graça Kfouri LOPES
  • Herbert Rubens KOCH FILHO
  • Izabel do Rocio Costa FERREIRA
  • Roberto Eduardo BUENO
  • Simone Tetu MOYSÉS

DOI:

https://doi.org/10.21726/rsbo.v7i2.1133

Palavras-chave:

pesquisa qualitativa; grupos focais; Odontologia.

Resumo

Introdução: A estratégia de pesquisa por meio de entrevistas abertas
é uma alternativa qualitativa que permite a captação do significado
embutido em opiniões expressas, externando valores e sentimentos
dos sujeitos da pesquisa. Enquanto método construtivista, pressupõe
a análise interpretativa da fala. A coleta de dados exige pragmatismo
do pesquisador e ausência de estímulos que induzam ou inibam os entrevistados. Objetivo: Este trabalho traz como propostas: a) aplicar
a estratégia de grupos focais como parte da avaliação da disciplina de
Métodos Qualitativos de um curso de pós-graduação stricto sensu;
b) pesquisar os critérios que determinam a escolha do profissional de
Odontologia pelo paciente. Material e métodos: De modo a cumprir
com os objetivos da pesquisa, foi promovido um exercício visando à
compreensão do conteúdo dos grupos focais por meio de metodologia
ativa de aprendizagem que se concretiza na vivência e no binômio
ação-reflexão. A atividade foi desenvolvida com o tema “Determinantes
na relação que se estabelece entre o profissional de Odontologia e
seus pacientes” sob o ponto de vista destes. O grupo que coordenou
a atividade foi composto por quatro cirurgiões-dentistas, alunos da
referida disciplina, que desempenharam as funções de: a) mediador;
b) relator; c) observador; d) operador de gravação. De um total de
20 alunos matriculados nessa disciplina, o grupo de discussão foi
composto por seis (N = 6) voluntários. Como critério de exclusão foram
estipulados os portadores de planos odontológicos e/ou os usuários
exclusivos do serviço público de saúde. A gravação foi transcrita e
submetida a análise de conteúdo. Para tal se utilizou o programa
computacional Atlas TI 5.0. Resultados: Os pacientes selecionam o
profissional de Odontologia pelas referências que obtêm a respeito dele.
O relacionamento pessoal foi muito valorizado pelo grupo, reforçando
as competências e as habilidades de sensibilidade e compromisso com
o ser humano contidas no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais
(DCNs) para os cursos de Odontologia. Também foi enaltecida a
importância do compromisso profissional com a educação continuada
e com a habilidade técnica. A intervenção de vários profissionais não é
percebida como resolutiva, mas sim como ações desconectadas entre si.
Ressaltou-se a importância de o profissional fornecer informações claras
e exercer a escuta qualificada, no sentido de dar voz ao paciente nas suas
necessidades. Em relação à organização do serviço, uma das maiores
preocupações do paciente é com os procedimentos de biossegurança.
Conclusão: A estratégia da entrevista qualitativa na modalidade
de grupo focal mostrou-se adequada ao propósito da atividade. Os
resultados do grupo focal revelaram que as recomendações das DCNs
para os cursos de Odontologia estão conectadas com a representação
social do cirurgião-dentista.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Maria da Graça Kfouri LOPES, Herbert Rubens KOCH FILHO, Izabel do Rocio Costa FERREIRA, Roberto Eduardo BUENO, & Simone Tetu MOYSÉS. (2011). Grupos focais: uma estratégia para a pesquisa em saúde. Revista Sul-Brasileira De Odontologia, 7(2), 166–72. https://doi.org/10.21726/rsbo.v7i2.1133