Implicações éticas e legais do marketing na Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.21726/rsbo.v8i2.1061Palavras-chave:
legislação odontológica; marketing; Odontologia.Resumo
Introdução e objetivo: O objetivo deste artigo é discutir as
implicações éticas e legais do uso do marketing na Odontologia
pelos profissionais. O marketing tem grande relevância para a
solução dos problemas de competitividade da classe odontológica,
mas por diversas vezes o seu modo de aplicação pelos cirurgiõesdentistas diante das regulamentações existentes gera preocupações.
Revisão da literatura: Os conceitos de marketing têm sido citados
constantemente, e esta revisão da literatura mostra que as formas de
marketing odontológico são as mais variadas possíveis. Conclusão:
Ao final do estudo, a maioria dos autores concorda que o marketing
interno é mais eficaz, pelo baixo custo, e precisa ser aceito como um
dever para o sucesso profissional do cirurgião-dentista, que passa a
ser o único responsável – além do pessoal auxiliar – pela efetividade e avaliação do próprio programa de marketing no consultório.
O profissional corre riscos desnecessários no que diz respeito à
responsabilidade profissional perante o direito na prestação de
serviços, tendo de respeitar a legislação vigente, embora não haja
legislação específica para o seu uso.