Implicações éticas e legais do marketing na Odontologia

Autores

  • Luiz Renato Paranhos
  • Eduardo de Novaes Benedicto
  • Mário Marques Fernandes
  • Fábio Roberto de Souza Viotto
  • Eduardo Daruge Júnior

DOI:

https://doi.org/10.21726/rsbo.v8i2.1061

Palavras-chave:

legislação odontológica; marketing; Odontologia.

Resumo

Introdução e objetivo: O objetivo deste artigo é discutir as
implicações éticas e legais do uso do marketing na Odontologia
pelos profissionais. O marketing tem grande relevância para a
solução dos problemas de competitividade da classe odontológica,
mas por diversas vezes o seu modo de aplicação pelos cirurgiõesdentistas diante das regulamentações existentes gera preocupações.
Revisão da literatura: Os conceitos de marketing têm sido citados
constantemente, e esta revisão da literatura mostra que as formas de
marketing odontológico são as mais variadas possíveis. Conclusão:
Ao final do estudo, a maioria dos autores concorda que o marketing
interno é mais eficaz, pelo baixo custo, e precisa ser aceito como um
dever para o sucesso profissional do cirurgião-dentista, que passa a
ser o único responsável – além do pessoal auxiliar – pela efetividade e avaliação do próprio programa de marketing no consultório.
O profissional corre riscos desnecessários no que diz respeito à
responsabilidade profissional perante o direito na prestação de
serviços, tendo de respeitar a legislação vigente, embora não haja
legislação específica para o seu uso.

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Publicado

2012-06-29

Como Citar

Luiz Renato Paranhos, Eduardo de Novaes Benedicto, Mário Marques Fernandes, Fábio Roberto de Souza Viotto, & Eduardo Daruge Júnior. (2012). Implicações éticas e legais do marketing na Odontologia. Revista Sul-Brasileira De Odontologia, 8(2), 219–24. https://doi.org/10.21726/rsbo.v8i2.1061