Chamada de artigos para o dossiê História e Patrimônio da Imigração (do século XIX ao presente)

2024-06-05

Chamada de artigos para o dossiê História e Patrimônio da Imigração (do século XIX ao presente)

Organizadores:

Prof. Dr. Euler Renato Westphal – Professor do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Prof. Dr. João Klug – Professor do Departamento de História, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Data limite para submissão: 31 de agosto de 2024

 

Descrição:

A proposta deste dossiê aponta para a necessidade de pesquisas sobre os processos de imigração que constituíram um movimento contínuo desde o século XIX no Brasil. A ocupação das terras ou a necessidade de substituição da mão de obra escravizada pelo trabalho livre marcou a entrada de um número crescente de europeus no país, direcionados para o trabalho na Grande Lavoura, os vários espaços urbanos ou os núcleos coloniais agrícolas nas regiões de fronteira. O historiador Martin Dreher (2003, p. 32-35) afirma que “com a eliminação da escravidão de gleba”, promulgada na Prússia em 1807, os proprietários de latifúndios foram beneficiados, pois ficaram dispensados de seus compromissos com os servos de gleba. Assim, o empobrecimento e abandono da população levou à imigração para o Brasil.

Após as revoluções de 1848, pessoas abastadas e com formação acadêmica também emigraram para o Brasil (Matzke, 2018). Em 2024, acionam-se memórias sobre as primeiras famílias que se estabeleceram em Nova Friburgo (RJ) em 3 de maio de 1824 e em 25 de julho do mesmo ano em São Leopoldo (RS). Esse processo imigratório somou-se à chegada de um elevado número de africanos trazidos pelo tráfico negreiro até 1850 (Schwarcz; Gomes, 2018). A vinda de mais de um milhão e meio de africanos gerou igualmente fortes repercussões na história do Brasil (Conrad, 1975). O luteranismo, Luthertum, como expressão teológica, o catolicismo e as religiões de matriz africana estiveram indissociavelmente interligados à história da imigração. Não se pode esquecer que a partir de tal fluxo migratório essas pessoas trouxeram suas cosmovisões para as terras brasileiras (Baade, 2014; Zimmer, 2014). Por outro lado, as questões teológicas que se fizeram presentes com esse fluxo de imigrantes para o Brasil entrelaçaram-se com fatores culturais, políticos, econômicos, ambientais e sociais.

Este dossiê temático sobre história e patrimônio cultural tem como objetivo abordar diferentes aspectos da história da imigração. Assim, somos convidados a analisar os fundamentos culturais e históricos sobre as imigrações (Tambara; Fonseca, 2012). Com base em tais considerações, os objetivos são problematizar, discutir e compartilhar as pesquisas, bem como apontar dificuldades no processo de investigação sobre o tema.

 

 

Referências

 

BAADE, Joel Haroldo. Cultura e religião: itinerários do luteranismo em Santa Catarina e no Paraná. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

 

CONRAD, Robert. Os últimos anos da escravatura no Brasil (1850-1888). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

 

DREHER, Martin. Igreja e germanidade: estudo crítico da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. 2. ed. rev. ampl. São Leopoldo: EST: Sinodal, 2003.

 

MATZKE, Judith. Von Glauchau nach Brasilien: Auswanderbriefe von Ida und Ottokar Dörffel (1854-1906). Halle/Saale: Mitteldeutscher Verlag, 2018.

 

SCHWARCZ, Lilia; GOMES, Flávio. Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

 

TAMBARA, Elomar; FONSECA, Maria Angela Peter da. Deutsche Schulen urbanas de Rio Grande e Pelotas: entre semelhanças e especificidades (1933-1938) em tempos de transição. Revista Didática Sistêmica, v. 14, n. 1, p. 70-85, 2012.

 

ZIMMER, Miriam Andrea. Assimilação e organização religiosa: como as igrejas lidam com a assimilação (estrutural) de seus membros, tendo por base o exemplo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. 2. ed. Blumenau: Otto Kuhr, 2014.

 

Normas para publicação em: http://periodicos.univille.br/index.php/RCC/about/submissions