SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO NA UNIVILLE
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v6i1.2156Palavras-chave:
crowd-design; atividades de ensino-aprendizagem; curricularização da extensão.Resumo
Neste artigo são apresentados o relato e os resultados de atividades de ensino e extensão do Projeto Brinequo, vigente desde 2018, e que integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade da Região de Joinville (Univille). O projeto tem como objetivo desenvolver brinquedos lúdico-educativos que possam ser usados no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência (PCD) e como estímulos para idosos. Utilizou-se a abordagem participativa, envolvendo acadêmicos de duas turmas do curso de Design na disciplina Design, Ética e Sustentabilidade. Para alcançar o objetivo do projeto, recorreu-se à metodologia de aprendizagem ativa crowd-design, em um processo participativo realizado de maneira assíncrona por meio de uma plataforma online denominada Cria Junto. A plataforma permite que estudantes socializem suas ideias e, em um processo interativo, otimizem suas propostas gradativamente com base nas sugestões e contribuições de colegas, professores e profissionais que atuam nas entidades parceiras do projeto. Como resultado das atividades de ensino e extensão foram criados 20 jogos: nove para o público de pessoas com deficiência e 11 para o público idoso.
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