SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO NA UNIVILLE

Autores

  • Adriane Shibata Santos
  • Isadora Dickie
  • Anna Luíza Moraes de Sá Cavalcanti
  • Karla Pfeiffer

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v6i1.2156

Palavras-chave:

crowd-design; atividades de ensino-aprendizagem; curricularização da extensão.

Resumo

Neste artigo são apresentados o relato e os resultados de atividades de ensino e extensão do Projeto Brinequo, vigente desde 2018, e que integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade da Região de Joinville (Univille). O projeto tem como objetivo desenvolver brinquedos lúdico-educativos que possam ser usados no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência (PCD) e como estímulos para idosos. Utilizou-se a abordagem participativa, envolvendo acadêmicos de duas turmas do curso de Design na disciplina Design, Ética e Sustentabilidade. Para alcançar o objetivo do projeto, recorreu-se à metodologia de aprendizagem ativa crowd-design, em um processo participativo realizado de maneira assíncrona por meio de uma plataforma online denominada Cria Junto. A plataforma permite que estudantes socializem suas ideias e, em um processo interativo, otimizem suas propostas gradativamente com base nas sugestões e contribuições de colegas, professores e profissionais que atuam nas entidades parceiras do projeto. Como resultado das atividades de ensino e extensão foram criados 20 jogos: nove para o público de pessoas com deficiência e 11 para o público idoso.

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Publicado

2023-09-15

Como Citar

ADRIANE SHIBATA SANTOS; ISADORA DICKIE; ANNA LUÍZA MORAES DE SÁ CAVALCANTI; KARLA PFEIFFER. SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO NA UNIVILLE. Plural Design, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 112–122, 2023. DOI: 10.21726/pl.v6i1.2156. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2156. Acesso em: 28 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos