Criação e aplicação de um texto de conhecimento introdutório sobre o campo da ecologia comportamental
DOI:
https://doi.org/10.21726/abc.v5i3.408Palavras-chave:
aprendizagem; educação; etologia.Resumo
O conhecimento sobre o campo da ecologia comportamental traz diversos benefícios para a carreira acadêmica e profissional dos estudantes de Biologia. Contudo muitos deles têm dificuldade de acessar livros e artigos introdutórios sobre o tema. Neste trabalho propôs-se criar um texto introdutório com aspectos gerais da ecologia comportamental e avaliar a sua eficiência. O referido texto foi dado para leitura a 20 estudantes do 4.º-5.º semestre de cursos de Ciências Biológicas de instituições de ensino superior. Elaborou-se um questionário semiestruturado com quatro questões relacionadas ao conteúdo do texto disponibilizado, visando avaliar a compreensão dos participantes. Dos 20 estudantes aos quais foi apresentado o texto, 19 entenderam o conteúdo do documento lido e 17 nunca tinham lido por mais de uma hora algum artigo ou livro sobre comportamento animal. Os fatores indicados pelos acadêmicos que levaram à sua compreensão do texto foram: clareza textual, simplicidade, objetividade, organização e exemplificação. Os estudantes interessados em ecologia comportamental, com este texto, têm acesso a um texto introdutório, geral, compreensível e referenciado sobre a área, o qual foi avaliado e poderá servir como um guia para o aprofundamento nos conteúdos dessa temática.