Panorama da comunicação e da educação ambiental desenvolvidas nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.21726/abc.v6i2.216Palavras-chave:
áreas privadas protegidas; ENCEA; questionário; unidades de conservação.Resumo
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) constituem Unidades de Conservação com particularidades únicas. Identificar de que forma a educação ambiental e a comunicação são realizadas pelas RPPNs localizadas em Santa Catarina e avaliá-las sob o olhar das ações constantes nas diretrizes da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (ENCEA) é o objetivo deste trabalho. A coleta de dados ocorreu em setembro e outubro de 2018, pela aplicação de questionário aos responsáveis. Dos 49 municípios que contam com RPPNs, 57% foram representados no questionário. Das 80 RPPNs de Santa Catarina, apenas 27% responderam aos questionários. Das RPPNs participantes, somente 40% dispõem de plano de manejo; 35% possuem visitação como uma das atividades permitidas em sua lei de criação ou plano de manejo; 50% não têm estrutura para receber visitantes; 65% não possuem educação ambiental como uma das atividades permitidas em sua lei de criação ou plano de manejo; 45% não se comunicam com seu público externo; 35% não se comunicam com a comunidade de seu entorno. A visitação, a educação ambiental e a comunicação desenvolvidas permitiram ter um panorama dessas ações.