A função socioambiental da educação e da interpretação ambiental na conservação do patrimônio ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21726/abc.v6i1.209Palavras-chave:
conservação ambiental; mata atlântica; relação sociedade-natureza; trilhas interpretativas.Resumo
A Universidade da Região de Joinville (Univille), instituição comunitária do nordeste do estado de Santa Catarina, mantém um programa de extensão universitária que se dedica ao desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental em trilhas interpretativas: o Programa Trilhas. Suas atividades são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar de professores e acadêmicos de diversos cursos. Os percursos em trilhas implantadas em seus Centros de Estudos e Pesquisas Ambientais (Cepas) e no Jardim Botânico da instituição são monitorados por acadêmicos bolsistas de extensão, atendendo prioritariamente professores e estudantes da educação básica da região, além dos diversos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela universidade. O discurso interpretativo desenvolvido ao longo das visitas monitoradas abarca os temas geradores que remetem às características do bioma mata atlântica, incluindo a geomorfologia regional, a importância dos fragmentos vegetais em áreas urbanas e seus arredores, o microclima e sua influência sobre as atividades locais, a biodiversidade da fauna e flora e informações a respeito da ocupação sociocultural da região. As visitas, realizadas mediante agendamento na universidade, são permeadas por dinâmicas de sensibilização socioambiental, visando ao envolvimento e à reflexão dos diferentes grupos a respeito da relação homem-natureza.