Atividade antimicrobiana de extratos etanólicos de Banisteriopsis anisandra (Malpighiaceae) e interações medicamentosas Antimicrobial activity of ethanol extracts of Banisteriopsis anisandra (Malpighiaceae) and drug interactions

Igor Valdivia Ferreira, Maria Cristina Mendes-Costa

Abstract


Introdução: A planta Banisteriopsis anisandra A. Juss é uma espécie medicinal pouco conhecida e estudada, mas já demonstrou potencial para utilização na odontologia. Objetivo: Avaliar a atividade antimicrobiana de B. anisandra e o potencial para interações medicamentosas com fármacos relacionados à saúde bucal. Material e métodos: Foi obtido o extrato etanólico bruto das folhas de B.
anisandra, e diluições em série foram testadas contra Candida albicans (ATCC 10231), Streptococcus mutans (ATCC 25175), Streptococcus salivarius (ATCC 7073) e Staphylococcus aureus (ATCC 6538). Como controle positivo foram utilizados os antibióticos ampicilina (10 μg/ml), amoxilina (10 μg/ml) e penicilina (30 μg/ml), para as cepas bacterianas; e o antifúngico cetoconazol (2 mg/ml), para a levedura. Compararam-se a eficiência e a sensibilidade do método de difusão em meio sólido e do método de difusão em meio líquido, e foi determinada a concentração inibitória mínima (CIM), assim como foram avaliadas as interações medicamentosas dos extratos com os antibióticos. Resultados: O método de microdiluição em caldo mostrou-se mais sensível que o método de difusão em disco, sendo, portanto, mais confiável, além de usar menos quantidade de material. Houve interação medicamentosa positiva dos extratos com os antibióticos e com o cetoconazol nas concentrações de 1:2 para o extrato. A bactéria S. aureus e a levedura C. albicans mostraram-se sensíveis ao extrato da planta na diluição 1:1 nos testes de difusão em disco, e o antibiótico penicilina não se revelou eficaz em nenhuma das bactérias testadas. Conclusão: O extrato etanólico de B. anisandra tem potencial antimicrobiano e interação medicamentosa com fármacos relacionados à saúde bucal. Existem raros estudos sobre as propriedades farmacológicas de B. anisandra, e os resultados são os primeiros relatos sobre sua atividade antimicrobiana em associação com antibióticos e antifúngicos.



DOI: http://dx.doi.org/10.21726/rsbo.v16i2.932

Refbacks

  • There are currently no refbacks.