Revista Confluências Culturais

A Revista Confluências Culturais é a nova versão da Revista UNIVILLE, cuja primeira edição foi publicada em novembro de 1995. Na época a Revista foi estruturada com um Comitê Editorial interno e consultores externos e internos, indicados por área de atuação e titulação formal. A partir de 2000, com a criação da Editora Univille, associada à ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), a revista passou a ser subordinada a uma política editorial mais ampla e manteve a regularidade de publicação com tiragens de 500 a 1.000 exemplares até julho de 2010, alternando edições temáticas e multidisciplinares. Em 2011, a Revista UNIVILLE foi redefinida em formato eletrônico e seu eixo temático passou a focar Educação, Cultura e Sociedade, para se constituir em um veículo em prol da consolidação do curso de pós-graduação stricto sensu em Patrimônio Cultural e Sociedade, em busca de uma dimensão nacional e internacional, alterando o nome para Revista Confluências Culturais.

Notícias

 

Dossiê “Patrimônio e sociedade: desafios ao futuro”- v.º 9, n. 1 (2020)

 

Tendo como tema “Patrimônio e sociedade: desafios ao futuro”, o dossiê objetiva compartilhar, em uma perspectiva interdisciplinar, os resultados de pesquisas realizadas ou em andamento que abordam problemas e desafios das sociedades contemporâneas quando pensam o futuro de seus patrimônios culturais. Nesse sentido, o dossiê abrange diferentes recortes temporais e temáticos, reunindo artigos que problematizam: as alterações e continuidades na concepção de paisagens, saberes e arqueologia, oriundos de uma visão mais abrangente de patrimônio cultural; os significados e os critérios de valoração historicamente atribuídos a bens de interesse patrimonial; os processos de comunicação do patrimônio cultural associados a instituições memoriais; a secularização pela qual passam os patrimônios religiosos brasileiros; as questões relativas à arte na contemporaneidade e suas interfaces com o patrimônio; a História da Educação e o ensino de História com base no campo do Patrimônio Cultural; estudos que apresentam reflexões a respeito das funções e destinações do patrimônio cultural na contemporaneidade.

ORGANIZADORES:

Professor Doutor Fernando Cesar Sossai (Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade – PPGPCS/Curso de História – Univille)

Professora Doutora Ilanil Coelho (PPGPCS/Curso de História – Univille)

Professora Doutora Roberta Meira Barros (PPGPCS/Curso de História – Univille)

Professora Doutora Mariluci Neis Carelli (PPGPCS/Curso de História – Univille)

 Envio  do artigo até  13/12/2019

O dossiê será o v.º 9, n. 1 (2020), com previsão de publicação em março de 2020.

 
Publicado: 2019-10-14
 
Outras notícias...

v. 8, n. 2 (2019): Memória e Patrimônio Cultural: Espaços e Práticas de difusão na contemporaneidade


Capa da revista