Educação museal e a teoria das representações sociais: a experiência do Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner – Corupá (SC)

Joice Leticia Jablonski, Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Cibele Dalina Piva Ferrari

Resumo


O presente artigo trata da importância da teoria das representações sociais para estudos que visem conhecer a relação dos museus com a sociedade em que estão inseridos, na medida em que ajuda a compreender quais são e como as representações da sociedade sobre determinado museu foram construídas através do tempo. A análise está baseada em pesquisa realizada em um dos museus mais antigos de Santa Catarina, o Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner, localizado em Corupá, e contou com pesquisa de campo em que se entrevistaram 130 pessoas, além da análise de documentação escrita, iconográfica e da própria exposição da instituição museal. Os resultados da pesquisa mostraram que, apesar de o Museu Irmão Luiz ter uma atuação educativa bastante antiga e consolidada, ela atinge pouco a população local, já que as escolas atendidas são, em sua maioria, de fora da cidade. Indicou, ainda, que a atual exposição não está sendo atrativa para a população local, já que esta não se identifica com o enfoque dado à amostra. Outra constatação foi de que, apesar de antiga e considerada ultrapassada em termos museográficos, é a coleção de animais taxidermizados que a população da cidade mais aprecia dentre as existentes no museu. Dessa forma, a análise das representações sociais sobre o museu possibilitou um redirecionamento das ações educativas ali apreendidas e a constatação de uma realidade que não era visível apenas pelas pesquisas de público ou com os usuários do projeto educativo.


Palavras-chave


representações sociais; educação museal; Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner; Corupá.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21726/rccult.v7i1.480

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internaciona