Ensino de História e Patrimônio Cultural

Édina Francini Simão Hack, Édina Francini Simão Hack

Resumo


Compartilhar a experiência vivenciada com os alunos do curso de Pedagogia através da investigação de bens culturais locais que buscou promover a reflexão sobre outras possibilidades de ensinar e aprender História é um dos objetivos do artigo. A metodologia utilizada quanto aos objetivos foi pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. É preciso superar um modelo de ensino de História que não instiga o aluno a compreender-se enquanto sujeito da história. Ensinar História através do Patrimônio Cultural contribui para o processo de formação dos conceitos de identidade e lugar, bem como para a preservação da memória e valorização da cultura local, imprescindíveis para o exercício da cidadania.

Palavras-Chave: Ensino de História - Patrimônio Cultural - Bens Culturais - Memória

History Teaching and Cultural Heritage

ASTRACT
Sharing the experience performed with the students of Education course through the research of cultural sites that sought to promote reflection on other ways of teaching and learning history is one of the objectives of this article. The methodology of the aims was exploratory and the procedures were literature and field research. One must overcome a model of teaching history that does not draw students to understand themselves as subjects of history. Teaching History through cultural heritage contributes to the formation process of the concepts of identity and place, as well as to preserve the memory and appreciation of local culture, indispensable for the exercise of citizenship.

Key Words: Teaching History - Cultural Heritage – Cultural Assets - Memory

Enseño de História y Patrimonio Cultural

Resumen

Compartir la experiencia vivida con los alumnos del curso de Pedagogia através de la investigación de bienes culturales locales que busca promover la reflección sobre otras posibilidades de enseñar y aprender história, es uno de los objetivos del articulo. La metodologia utilizada cuanto a los objetivos fue pesquisa exploratória y cuanto a los procedimientos, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Es necesario superar um modelo de enseño de história que no instiga el alumno a comprender encuanto al sujeto de la história. Enseñar História através del Patrimonio Cultural contribuye para el proceso de formacion de los conceptos de identidad y lugar, bien como la preservación de  la memória y valorización de la cultura local, impresindible para  el ejercicio de la ciudadania.

Palabras-Llaves: Enseño de história - Patrimonio Cultural - Bienes Culturales - Memórias

 

 


Palavras-chave


Ensino de História; Patrimônio Cultural; Bens Culturais; MemóriaTeaching History; Cultural Heritage; Cultural Assets; Memory

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21726/rccult.v2i1.103

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internaciona