Anúncios

Chamada de artigos: Dossiê Diálogos interdisciplinares sobre paisagem cultural

Organizadores:

Prof. Dra. Mariluci Neis Carelli

Professora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Profa. Dra. Cleusa Graebin

Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais, Universidade La Salle (Unilasalle)

Prof. Dr. Otair Fernandes de Oliveira

Professor do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Data limite para submissão: 30 de julho de 2023

Descrição:

Este dossiê volta-se a estudos que contemplem a paisagem cultural como patrimônio. Buscam-se diálogos interdisciplinares sobre a paisagem com o desafio de discutir uma perspectiva sociocultural do patrimônio ambiental, assim como potencializar discussões epistemológicas no âmbito do Antropoceno, sob temas como as condições climáticas, o crescimento urbano, a industrialização, as enchentes, o turismo e o território, como alguns possíveis desdobramentos das questões sobre paisagem e ambiente. Quanto à sustentabilidade da paisagem, diversos grupos estudam a sociedade de mercado no contexto reprodutivo de um sistema dominante. De mesmo modo, podem ser vislumbradas no assunto investigações sobre memória, identidade, múltiplos saberes, narrativas e linguagens, que tratam de emoções, afetos, espiritualidades, religiosidades, lugares de memória, lugares de fala e atuação política. Também convergem com o tema do dossiê trabalhos sobre relações étnico-raciais, políticas de ações afirmativas, patrimônio e cultura afro-brasileira. Inserem-se, ainda, no contexto da paisagem cultural como patrimônio as pesquisas sobre políticas de gestão e de proteção no âmbito de órgãos nacionais e internacionais, como IPHAN e Unesco. Além do mais, os estudos da paisagem podem contemplar a arte, a estética, as transformações da paisagem e os ordenamentos socioecológicos, entre outros. Este dossiê está aberto a pesquisadores nos diversos aspectos relacionados a investigações sobre paisagens culturais. Apresenta, portanto, uma proposta de intercâmbio de pesquisas e estudos interdisciplinares que aglutinam uma extensa pauta.

 Normas para publicação em: http://periodicos.univille.br/index.php/RCC/about/submissions

  • Chamada Dossiê Confluências Culturais  - Patrimônio Industrial: Trabalho, Memória e Ambiente

    2023-10-24

    Prorrogados prazos para submissão de artigos

    Chamada Dossiê Confluências Culturais

     Patrimônio Industrial: Trabalho, Memória e Ambiente

    Daniela Pistorello[1]

    Eduardo Romero[2]

    Ilanil Coelho[3]

     

    Data limite para submissão: 31 de março de 2024

    A proposta do tema do Dossiê nasceu a partir das discussões da necessidade de compartilhar as inquietações e produções de pesquisadores no campo do patrimônio cultural, ampliar o conhecimento e a troca de experiências sobre os vestígios materiais remanescentes da história da indústria e dos mundos do trabalho em ambientes rurais e urbanos. Nessa direção, destacam-se os desafios inscritos em territórios que passam por transformações nos parques industriais brasileiros e degradações ambientais, bem como a proposições de políticas públicas de desenvolvimento local que envolvam cultura, gestão urbana, turismo e fortalecimento de vínculos de pertencimento das populações nestes territórios, vislumbrando possíveis alternativas de uso e ressignificação do patrimônio industrial. Por patrimônio industrial entendemos

    os vestígios da cultura industrial que possuem valor histórico, tecnológico, social, arquitectónico ou científico. Estes vestígios englobam edifícios e maquinaria, oficinas, fábricas, minas e locais de processamento e de refinação, entrepostos e armazéns, centros de produção, transmissão e utilização de energia, meios de transporte e todas as suas estruturas e infra-estruturas, assim como os locais onde se desenvolveram actividades sociais relacionadas com a indústria, tais como habitações, locais de culto ou de educação (Ticcih, 2003).

    Para além disso, acreditamos que o patrimônio industrial deve ser considerado como uma condição multidimensional da cultura industrial, que abarca além das complexas estruturas e articulações que envolvem os processos industriais, as paisagens culturais e os territorios industriais marcados por continuidades e rupturas que convertem o meio físico em cenário de observações das transformações dos seus usos e dos impactos que as sociedades têm gerado mediante a exploração dos recursos naturais. Nesse sentido a memória do trabalho e dos trabalhadores deve ser considerada como um elemento de referência para entender os espaços de trabalho e as relações que se estabelecem entra a cultura material, imaterial e o território, afinal, como aponta a historiadora Cristina Meneguello

    é importante considerar a dimensão da preservação da memória do trabalho e dos trabalhadores, incluso o conhecimento de técnicas e rotinas de produção, de organização e de sociabilidade, dentro e fora do espaço de produção. A indelével associação entre os espaços de trabalho e as memórias dos trabalhadores incide também na dimensão imaterial da experiência industrial (os saberes, as rotinas de trabalho, as práticas cotidianas), também em veloz processo de desaparecimento (Meneguello, 2011).

    Muitos e diversificados tem sido os enfoques que tratam da cultura industrial e sua relação com o mundo do trabalho. Podemos citar como exemplo, as pesquisas que envolvem o mundo do trabalho e a arte (Pistorello, 2021); as memórias do trabalhador no universo ferroviário (Oliveira, 2022) ou ainda as abordagens que trazem como metodologia a HO pata tratar do universo do trabalho (Pistorello; Coelho, 2023).

    O Dossiê proposto, que conta com o selo TICCIH Brasil, tem, pois, o objetivo de problematizar, discutir e compartilhar, em uma perspectiva interdisciplinar, os conhecimentos, os problemas e os desafios lançados às sociedades contemporâneas quando pensam e operam com o patrimônio industrial em diferentes territórios e ambientes construídos. Nessa proposta, ganharão destaque especial as pesquisas recentes e as novas abordagens que tratem das interrelações do patrimônio industrial com as memórias sociais dos mundos do trabalho e problematizações teóricas que envolvem o patrimônio ambiental e o uso cultural da biodiversidade. Dito de outro modo, no contraponto das memórias e das sociabilidades atreladas ao patrimônio industrial, chamamos a atenção para a dimensão relacional entre os processos de transformação da natureza e os saberes-fazeres com a natureza. Além disso, o Dossiê se constitui um veículo relevante para pesquisadores compartilharem dificuldades e achados teórico-metodológicos em patrimônio industrial que adensem a condição de problematizar como se encontram amarrados a este, o trabalho, a memória e o ambiente.

     

    REFERÊNCIAS

    MENEGUELLO, Cristina. Patrimônio industrial como tema de pesquisa. Anais do I Seminário Internacional do Tempo Presente. Florianópolis: UDESC, 2011.

    OLIVEIRA, Eduardo Romero (org). Memória ferroviária e cultura do trabalho: Balanços teóricos e metodologias de ativação de bens ferroviários numa perspectiva multidisciplinar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2022.

    PISTORELLO, Daniela. Do itálico berço à nova pátria brasileira: trabalho e indústria na obra de Aldo Locatelli. In. MENEGUELLO, Cristina (org.). Arte e patrimônio industrial: São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.

    PISTORELLO, Daniela; COELHO, Ilanil. O (não) Lugar das memórias de trabalhadoras em cidades industriais: por uma história social do patrimônio industrial de Joinville. In. DE BEM, Judite Sanson (org.). VII Jornadas do Mercosul. Canoas: Ed. Unilasalle, 2022.

    THE INTERNATIONAL COMMITTEE FOR THE CONSERVATION OF INDUSTRIAL HERITAGE (TICCIH). Carta de Nizhny Tagil, 2003.

     

    [1] Professora do PPGPCS/UNIVILLE e Professora do Curso de História da UNESC

    [2] Professor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP e presidente do TICCIH Brasil  

    [3] Professora do Curso de História e do PPGPCS da UNIVILLE

    Saiba mais sobre Chamada Dossiê Confluências Culturais  - Patrimônio Industrial: Trabalho, Memória e Ambiente