Educação ambiental e sustentabilidade: a Pegada Ecológica na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, Joinville, SC
DOI:
https://doi.org/10.21726/abc.v4i3.398Palavras-chave:
Educação ambiental; desenvolvimento sustentável; Pegada Ecológica; recursos naturais; Santa Catarina.Resumo
Os impactos antrópicos e inadequados de apropriação do meio ambiente vêm impondo taxas incompatíveis com a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais. A educação ambiental tem como desafio sensibilizar para a situação socioambiental, possibilitando uma compreensão das relações humanas com os recursos naturais e para os impactos local-globallocal. A utilização de bacia hidrográfica como unidade de estudo, aliada a indicadores de sustentabilidade, propicia identificar diferentes aspectos de uma região e compreender o ambiente. Este trabalho teve como objetivo calcular a Pegada Ecológica da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira (BHRC). Como metodologia para o cálculo da Pegada Ecológica, recorreuse ao método desenvolvido por Mathis Wackernagel e Willian Rees e, como base para o cálculo, empregaram-se índices causadores de maior impacto nos ecossistemas: consumo de água, energia, combustível e geração de lixo. Os resultados mostraram que o modo de vida da população da BHRC tem imposto um nível de apropriação dos recursos considerado insustentável para a região, ou seja, 24 vezes mais do que a bacia poderia suportar. A metodologia da Pegada Ecológica pode contribuir nas ações de educação ambiental pela transparência que fornece e quanto ao uso dos recursos naturais.