Caracterização dendrológica das famílias Aquifoliaceae e Cardiopteridaceae em um remanescente de floresta ombrófila mista em Curitiba (PR)

Autores

  • Inti de Souza
  • Christopher Thomas Blum

DOI:

https://doi.org/10.21726/abc.v9i1.1711

Resumo

O uso de caracteres vegetativos é uma ferramenta importante para identificar as espécies arbóreas em levantamentos florestais. Assim, objetivou-se quantificar a riqueza das famílias Aquifoliaceae e Cardiopteridaceae (ordem Aquifoliales) em um remanescente florestal de Curitiba e elaborar uma chave dicotômica baseada em caracteres vegetativos para sua diferenciação. Após levantamento florístico efetuado por meio de expedições periódicas, foram selecionados preferencialmente 10 indivíduos de cada espécie, para análise de tronco, ritidoma (RI) e casca interna (CI). A caracterização de ramos e folhas foi realizada com a coleta de quatro ramos e mensuração de 10 folhas por ramo, preferencialmente de três indivíduos de cada espécie. Foram encontradas quatro espécies de Aquifoliaceae e duas de Cardiopteridaceae. As famílias distinguem-se pela presença de domácias foliares em Cardiopteridaceae (Citronella) e ausência destas em Aquifoliaceae (Ilex). C. gongonha diferencia-se de C. paniculata pela presença de ápice foliar mucronado. I. theezans apresenta folhas com margem predominantemente inteira, com 1-3 dentes próximos ao ápice, e I. paraguariensis possui folhas oblanceoladas. Por fim, I. brevicuspis tem folhas com base revoluta e razão comprimento/largura 2:1, enquanto I. dumosa apresenta folhas com razão comprimento/largura 3:1 e base não revoluta. Confirma-se, portanto, a possibilidade de diferenciação com base em caracteres vegetativos, sobretudo foliares.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Inti de Souza, & Christopher Thomas Blum. (2022). Caracterização dendrológica das famílias Aquifoliaceae e Cardiopteridaceae em um remanescente de floresta ombrófila mista em Curitiba (PR). Acta Biológica Catarinense, 9(1), 46–58. https://doi.org/10.21726/abc.v9i1.1711