Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A política editorial da Revista Acta Biológica Catarinense, em formato eletrônico, compreende os eixos temáticos Biodiversidade, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, e está vinculada ao Departamento de Ciências Biológicas da Univille.

Os artigos a serem publicados deverão tratar de gestão e preservação do patrimônio biológico, práticas educativas em Biologia, estudos ontogenéticos e filogenéticos dos mais diversos grupos biológicos, processos e dinâmicas ecossistêmicas e sua influência sobre o desenvolvimento de populações e comunidades bióticas, envolvendo temas de Aquacultura, Bioarqueologia, Biogeografia, Biologia da Conservação, Biologia Molecular, Botânica, Ecologia, Ecotoxicologia, Educação Ambiental, Etologia, Evolução, Ficologia, Genética de Conservação,Limnologia, Liquenologia, Micologia, Microbiologia Ambiental, Paleontologia e Zoologia.

A revista é dirigida a autores brasileiros e estrangeiros.

Além de artigos e relatos de pesquisa inéditos, a Acta Biológica Catarinense publica resenhas de livros e notas científicas, desde que aprovadas pelo Conselho Editorial.

 

Políticas de Seção

Sumário

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nota científica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todo artigo submetido à revista será encaminhado à avaliação de dois consultores, respeitando-se a relativa área de conhecimento. Em situação de discordância entre os pareceres recebidos, o mesmo trabalho será avaliado por um terceiro avaliador. Os avaliadores ad hoc serão portadores do título de Doutor ou Mestre. Em casos especiais, poderão ser consultados profissionais especialistas que possuam reconhecimento técnico-científico na área foco do trabalho submetido à revista.

Em nenhuma hipótese será efetuada remuneração pro-labore aos avaliadores.

A contínua ação de captação de avaliadores será dada, a priori, pela indicação de profissionais externos, por professores do departamento de Ciências Biológicas da Univille. Profissionais da Univille também serão aceitos na medida em que suas linhas de pesquisa se coadunem com o escopo da revista.

Todo o processo de submissão, envio/recebimento de pareceres e reenvio de manuscritos revisados pós avaliação será realizado em meio eletrônico.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.